A autora desenvolve um modelo analítico para o entendimento da relação entre a psique e o corpo e sua aplicação ao tratamento das doenças orgânicas.
O livro traz uma revisão dos modelos que determinaram nossos conceitos de doença e saúde e uma nova abordagem da noção de psicossomática.
Segundo a autora, se quisermos alterar o ritmo crescente do número de mortes por infarto do miocárdio e correlatos é necessário um estudo mais global do significado desse fenômeno.
Ao restaurar a vida simbólica, o homem moderno pode utilizar com maior eficácia os últimos conhecimentos científicos de modo integrado com a natureza e não contra ela.
Pelo seu tipo de abordagem inovadora, este livro é certamente do interesse, não só dos profissionais e estudantes de psicologia e medicina, mas também de todos quantos queiram conhecer um pouco mais a respeito do próprio coração.
Presente no cotidiano, nos sonhos, nas fantasias, nos mitos, nos contos, no folclore e nas artes, o animal é uma das imagens mais poderosas para o ser humano, tanto em seu universo externo quanto no interno.
Pela compreensão de suas relações com esse domínio, o leitor terá em suas mãos uma chave para autocompreender-se e entender o mundo em que vive. Perceberá, então, como a relação homem-animal-ambiente compõe uma unidade indissolúvel e indispensável ao equilíbrio, seja ele o do organismo individual, o ecológico ou o das nossas sociedades.
Só agora a humanidade desperta para a força dessas ligações e começa a entender seu profundo e rico significado.
Os animais estão sempre presentes na vida humana, estejamos ou não conscientes disso. Motivadas pela observação de sua importância no cotidiano e na prática clínica como analistas, as autoras desta obra abordam aqui o rico simbolismo ligado ao asno, ao camelo, ao gato, ao golfinho, ao morcego, à raposa e ao rato.
Características biológicas, detalhes sobre o habitat e dados atuais acerca desses animais dividem espaço com lendas, mitos e fatos históricos de diversos lugares do mundo – da Amazônia brasileira à Romênia, passando pelo Japão e por muitas regiões longínquas.
Este livro – segundo volume de uma obra produzida ao longo de anos de pesquisa – é mais uma contribuição aos inúmeros esforços desenvolvidos por grupos que lutam pelo respeito e pela preservação de nossos companheiros animais.
Nesse sentido, o leitor passa a ser conosco mais um elo dessa corrente em prol da harmonia e da saúde da vida no planeta